sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alimento da Alma!

Quanto mais sutil, mais imprescindível o alimento. Nós podemos ficar até quatro semanas sem comida. Sem água, no máximo 36 horas. Já sem ar, não mais que apenas alguns poucos minutos. O que dizer então do que nos alimenta a alma? Sem tais substratos, pereceríamos instantaneamente.
Mas do que mesmo estamos falando? Coisas tão sutis que nem concebemos como alimento, mas que nos nutrem, indubitavelmente. Como motivação, um sentido para a vida, um propósito. Amor, uma razão pra partilhar, para crescer, se iluminar. Sabedoria, não meramente intelectual, subjetiva, que nos ensina, nos indica aonde ir, sem nada coibir. Bons pensamentos, sentimentos partilhados. Tudo isso é alimento para a alma.
Comer demais nos torna obesos, muita água pode nos intoxicar, hiperventilação pode até nos desorientar. Todo alimento pode nos causar tanto bem quanto mal e podem não só adoecer o espírito como também o corpo. Cuidemos do que nos alimenta o físico, a mente, o espírito e mais saudáveis, lúcidos e mais felizes seremos.

Um comentário:

  1. É...o que importa é a qualidade e não a quantidade do que "colocamos para dentro".
    Bom lembrar que a boca fala do que o coração está cheio.
    Adorei o texto, maravilha!
    Amei tb. a foto que já diz tudo: "Comer amor". rs rs
    Ótimo fds!

    ResponderExcluir