sábado, 18 de fevereiro de 2012

Planejar Pra Quê?


Planejar Pra Quê? Se tudo já está escrito, se o aqui e o agora são o que importa, por que me preocupar com o futuro?!
Vivemos num mundo de paradoxos, de ilusões e desfrutá-lo com sabedoria não é possível apenas com teorias. Podemos encontrar argumentos pra justificar qualquer coisa, falácias do ego, mas não há como enganar a si mesmo... Queiramos ou não, somos os responsáveis pela qualidade e intensidade com que caminhamos e aprendemos nessa escola tão singular que é a Vida. 
Assumir as rédeas é uma questão de escolha e mantê-las, de disciplina. Deixar o barco ao sabor dos ventos e das correntes pode ser mais perigoso que se lançar deliberadamente em corredeiras, portanto, acredite, é melhor planejar.
Certa vez,  um general foi à presença de seu líder e, tentando justificar uma derrota, disse: “É que, diante das circunstâncias, não havia nada que eu pudesse fazer.” Ao que Napoleão respondeu: "Circunstâncias? O que são as circunstâncias? Eu crio as circunstâncias!".
É verdade que não se pode controlar tudo, mas também não é preciso. Tudo que se necessita é ajustar o rumo, seguir em frente e persistir. Os ventos estão sempre mudando, se mantivermos a direção, mais cedo ou mais tarde, eles soprarão a favor. E cuidado com o rumo que dá ao leme, não é possível colher antes de plantar, muito menos extrair uvas num campo de cactos...
Mas como saber por onde ir se não sei onde quero chegar? Ter um destino é essencial, mas não é ainda o primeiro passo. Antes de qualquer coisa, temos que fazer o que menos se faz hoje em dia: Parar. Sim, porque pra mudar de rumo não é preciso dar cavalo-de-pau.
Sondar o íntimo e encontrar sentidos, razões, motivos, aquela energia extra pra prosseguir quando corpo e mente quiserem fraquejar. Sentido e propósito, as armas mais poderosas que temos.
Citando novamente Napoleão: "Há no mundo apenas dois poderes — o da espada e o do espírito. Em última instância, a espada será sempre vencida pelo espírito".
Aliás, como está o seu Espírito? Se não souber a resposta, pare tudo, de fazer, de pensar, de refletir; apenas medite, escute o seu coração. Reaprenda a ouvi-lo. No final, o esforço compensa, as respostas vêem e daí tudo faz sentido.
Bom Planejamento e Boa Sorte!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, Quanto tempo... Mas que bom ver que você está me visitando. É um prazer vê-la por aqui.
    Beijo Grande!

    ResponderExcluir